Timbó inaugura Praça do Cicloturismo

A praça conta ainda com Wi-Fi livre, câmeras de monitoramento e, futuramente, será equipada com reconhecimento facial.

Por Roman Raiter 10/11/2025 - 08:44 hs
Foto: PMT

Timbó inaugurou neste sábado, dia 8, a Praça do Cicloturismo, localizada no Complexo Turístico Jardim do Imigrante. O novo espaço une tecnologia, conectividade e segurança para oferecer uma experiência completa aos cicloturistas e visitantes que passam pelo município.


Entre as principais novidades está o tótem interativo, que permite o check-in e check-out das rotas e percursos de cicloturismo, facilitando o planejamento das viagens e o registro das aventuras sobre duas rodas. A estrutura também oferece acesso a serviços essenciais, como telemedicina, Polícia Militar, Bombeiros e SAMU, garantindo atendimento rápido e seguro em caso de necessidade. A praça conta ainda com Wi-Fi livre, câmeras de monitoramento e, futuramente, será equipada com reconhecimento facial.


Além da infraestrutura digital, o espaço é um verdadeiro ponto turístico. Monumentos como o Marco Zero do Cicloturismo, a Bike sobre a Ponte e o Monumento da Corrente, que homenageia os cicloturistas, transformam o local em um ambiente instagramável e acolhedor, perfeito para registrar boas lembranças. “É um espaço que valoriza quem pedala, quem visita e quem vive aqui, unindo tecnologia e natureza de forma inteligente. Essa é mais uma entrega que reforça nosso compromisso em fazer de Timbó uma cidade cada vez mais conectada, segura e acolhedora”, destacou o prefeito Flávio Germano Buzzi durante a inauguração.


Como parte das ações de modernização urbana, também foram instalados nesta semana novos sensores inteligentes em diferentes pontos da cidade: um sensor a laser na Praça do Cicloturismo para medir o nível do Rio Benedito, outro na frente da Prefeitura para monitorar a taxa de monóxido de carbono, e um sensor de decibéis no Parque Central, que registra os níveis de ruído próximos ao parque e à UPA.